Nota de Pesar - Morre aos 79 anos o Frei Domingos Boeing Hellmann

29/03/2021

A Câmara Municipal de Reserva do Iguaçu através do seu Presidente, Vereador Emerson Semchechen, manifesta pesar pelo falecimento do Frei Domingos Boeing Hellmann com a idade de 79 anos.
Frei Domingos nasceu em Nova Trento, SC, no dia 18 de julho de 1941. Era filho do casal Eduardo Hellmann e Ema Boing Hellmann, foi o 12º de 15 filhos, 11 homens e duas mulheres. Dentre as lembranças mais marcantes da vida em família, trazia a severidade dos pais, descendentes de alemães. Em 1949, a família mudou-se para o Estado do Paraná, estabelecendo-se na Comunidade de Jacutinga, em Francisco Beltrão. De personalidade forte, passou por diversas fraternidades de Província. Tinha grande aptidão e habilidade para trabalhos manuais, especialmente na área da marcenaria. Outro ofício que lhe agradava bastante era o da pescaria, exercido nos momentos de descanso e lazer enquanto a saúde lhe permitiu.
Em consulta a seus arquivos guardados na Sede Provincial, percebe-se que, dentre os muitos lugares pelo qual passou como frade e sacerdote, tinha especial apreço e afeição pela comunidade do Pinhão, PR, pertencente à Diocese de Guarapuava. Ali esteve entre 1981 e 1988, quando a paróquia estava sob os cuidados da Província, retornando posteriormente entre 2004 e 2006 e de 2019 a 2020, quando a comunidade já havia passado para a direção do clero diocesano.
Por inúmeras vezes Frei Domingos realizou celebrações na Paróquia Nossa Senhora de Belém e Santuário Passo da Reserva, neste momento de tristeza ficam as lembranças de grande sacerdote que foi.
“ Combateu o bom combate, acabou a carreira, guardou a fé.”