Vereadora Raquel de Oliveira participa do evento " Agosto Lilás" em Foz do Jordão

13/08/2021

A vereadora Raquel de Oliveira (PSB) e a Assistente Social Soeli Caldas Ribeiro estiveram no município de Foz do Jordão na noite desta sexta-feira (13/08) e participaram do evento “Agosto Lilás”. O evento foi organizado pelas vereadoras Noreci Claro e Fabiane Manfé, procuradoras da mulher no município. A vereadora Sandra Kruk, procuradora da mulher em Candói e a ex-vereadora Roseli Araújo também participaram.

A Deputada Estadual Cristina Silvestri abrilhantou a noite com sua presença, a parlamentar é a Procuradora da Mulher no Estado do Paraná e autora de diversos projetos que beneficiam a mulher na luta pelos seus direitos e defesa, entre os projetos está a “Lei do Sinal Vermelho”. Segundo a Deputada é importante estarmos conscientes de que o combate à violência é uma meta de todos, seja homem ou mulher. O evento realizado no vizinho município serve de inspiração e motivação na luta pelos direitos e defesa das mulheres de Reserva do Iguaçu, a ideia é instalar a Procuradoria da Mulher no município ainda este ano.

A Campanha Agosto Lilás foi criada como parte da luta representada pela Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, para combater e inibir os casos de violência doméstica no Brasil. A campanha nasceu com o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando as denúncias de agressão, que podem ser físicas, psicológicas, sexuais, morais e patrimoniais.

A violência contra a mulher é entendida como problema de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Estudos apontam índices entre 20% a 75% desse tipo de agressão em diferentes sociedades. O Brasil foi o 18º país da América Latina a adotar uma legislação para punir agressores de mulheres.

Lorival Lima - Assessor de Imprensa